Criar um Modelo

Criar um modelo envolve várias etapas:

  1. Adicionar o nome para o modelo no Sakai.
  2. Especificar o layout.
  3. Adicionar os formulários requeridos.
  4. Selecionar os arquivos suportados.
  5. Se você tem baseado o modelo no arquivo passthrough.xsl, crie um arquivo de transformação .xsl e adicione no modelo.

Passo 1: Adicionar o Nome do Modelo

Para dar um nome ao modelo, acesse a ferramenta Modelos de Portfólios e siga esses passos:

  1. Se a página inicial de Modelos de Portfólio não for exibida, clique no botão Reset.
  2. Na barra de menu de Modelos de Portfólio, perto do topo da tela, clique no botão Adicionar. O Sakai exibirá a tela Adicionar Modelo de Portfólio, passos 1 a 4.
  3. Digite um nome para esse layout na caixa Nome. Se desejar, digite uma descrição na caixa Descrição. Em Exibir dentro da Navegação do Portfólio, especifique se os portfólios baseados nesse modelos serão exibidos na mesma janela que foram acessados ou em uma nova janela.



    Opção Resultado
    Sim Portfólios baseados nesse modelo serão exibidos na mesma janela que foram acessados.
    Não Portfólios baseados nesse modelo serão exibidos em uma nova janela.


  4. Para prosseguir, clique em Continuar. O Sakai exibirá a tela do Modelo Construido, Passos 2 a 4 (veja abaixo). Ou, para returnar a página inicial de Modelos de Portfólio sem adicionar nenhuma dessas informações, clique em Cancelar.

Passo 2: Especificar o Layout

Se voc~e clicar em Continuar no passo 4, acima, o Sakai exibirá a tela do Modelo Construído, Passos 2 a 4.

Para especificar o layout para esse modelo, siga esses passos:

  1. À direita da caixa de Modelo Básico do Esboço, clique no link Selecionar Arquivo. O Sakai exibirá Selecionar Item.
  2. Selecione o arquivo .xsl que você precisa. (Se você não tem um arquivo .xsl especifico para o modelo de portfólio, selecione passthrough.xsl. Para selecionar o arquivo, siga as instruções para selecionar um item. Depois que clicar em Concluir, o Sakai exibirá a tela do Modelo Construído novamente, Passos 2 a 4. O nome do arquivo que você selecionou é mostrado na caixa Modelo Básico do Esboço.
  3. Opcionalmente, fornece opções de contorno, siga esses passos:
  4. Clique no link Selecionar Arquivo à direita da caixa Modelo Básico do Esboço.
  5. Selecione o arquivo .xsd apropriado, seguindo as instruções para selecionar um item. Depois que clicar em Concluir, o Sakai exibirá a tela do Modelo Construído novamente, Passos 2 a 4. O nome do arquivo que você selecionou é mostrado na caixa Modelo Básico do Esboço.
  6. Use a lista suspensa na caixa Opções de Arquivos de Esboço para escolher o nó raiz do arquivo que você especificou.
  7. Escolha uma das seguintes opções:
    • Para continuar a construir o modelo, clique em Continuar. O Sakai exibirá a tela da Lista de Conteúdo, Passos 3 a 4.
    • Para parar de trabalhar nesse modelo e salvar o trabalho que realizou até agora, clique em Concluir. O Sakai exibirá a página inicial de Modelos de Portfólio. Seu novo modelo é listado nessa tela. Você pode trabalhar no modelo a qualquer momento.
    • Para returnar a tela Adicionar Modelo de Portfólio, passos 1 a 4, clique em Voltar.
    • Para sair sem salvar nenhuma das informações que você digitou nesse modelo, clique em Cancelar. O Sakai exibirá a página inicial de Modelos de Portfólio.

Passo 3: Adicionar Formulários Requeridos e Outros Itens

Se você escolheu continuar no passo 7, acima, o Sakai exibirá a tela da Lista de Conteúdo, Passos 3 a 4.

Essa tela permite que você identifique os formulários, matrizes, arquivos carregados, URLs e outro conteúdo para portfólios que usa nesse modelo. Para selecionar esse material, siga esses passos:

  1. Na caixa Tipo, use a lista suspensa para selecionar o tipo do item o participante do site deve adicionar. Essa seleção é obrigatória. A lista contem os nomes de todos os formulários do site, juntamente com duas outras escolhas: Matriz e Arquivos Carregados. Se os participantes do site devem:
    • completar e anexar o formulário especifíco, selecione o nome do formulário aqui.
    • anexar uma matriz, selecione a Matriz.
    • anexar qualquer tipo de recurso (texto simples, URL, arquivo, etc.) selecione o arquivo carregado.
  2. Referindo-se a tabela abaixo, digite um nome apropriado na caixa Nome. Essa entrada é obrigatória.



    Item Nome da Entrada
    Formulário O nó raiz desse arquivo
    Upload de arquivo O nome pelo qual o arquivo .xsl identifica esse arquivo; se o modelo é baseado no passthrough.xsl, qualquer palavra para o nome que você deseja com o final .xsl identifica o arquivo
    Matriz O nome pelo qual o arquivo .xsl identifica essa matriz; se o modelo é baseado no passthrough.xsl, qualquer palavra para o nome que você deseja com o final .xsl identifica o arquivo


  3. Digite um nome descritivo para o item na caixa Título. Esta entrada é necessária também.
  4. Na caixa Descrição, digite as instruções para os participantes do site sobre como selecionar um item, se desejar. Essas instruções são exibidas aos participantes do site quando eles usarem o modelo para criar um portfólio.
  5. Em "Permitir Múltipla Seleção", escolha uma dessas opções:
    • Se os criadores desses portfólios podem incluir mais de uma instância desta informação (como é o caso de realizações, experiência de trabalho, e outras coisas que ocorrem mais de uma vez), clique em Sim.
    • Caso contrário, clique em Não.
  6. Clique em Adicionar à Lista. O Sakai exibe a informação sobre esse item na parte inferior da tela.
  7. Para adicionar outro item no modelo, repita os passos 1-6.
  8. Para reordenar os itens como eles são exibidos para o criador do portfólio em uma ordem diferente, mude os números nas caixas de sequência. (Esta alteração não afetará a sequência dos itens no portfólio final. A ordem dos itens no portfólio é determinado pelo arquivo xsl. selecionado.)
  9. Para editar um item que você adicionou, clique no link Editar abaixo do nome e faça as alterações necessárias. Para mais informações, veja as instruções nos passos 1-6.
  10. Para deletar um item que você adicionou, clique no link Deletar abaixo do nome. O Sakai deleta o item imediatamente. Atenção: Tenha certeza do item que você deseja excluir antes de clicar em Excluir. O Sakai não exibe uma janela de verificação de exclusão antes de excluir o item.
  11. Depois de adicionar quantos itens desejar, escolha uma das seguintes opções:
    • Para continuar a criar o modelo, clique em Continuar. O Sakai exibe a tela Selecionar Arquivos Suportados, Passo 4 de 4.
    • Para parar de trabalhar nesse modelo e salvar o trabalho que realizou até agora, clique em Concluir. O Sakai exibirá a página inicial de Modelos de Portfólio. Seu novo modelo é listado nessa tela. Você pode trabalhar no modelo a qualquer momento.
    • Para returnar a tela do Modelo Construído, passos 2 a 4, clique em Voltar.
    • Para sair sem salvar nenhuma das informações que você digitou nesse modelo, clique em Cancelar. O Sakai exibirá a página inicial de Modelos de Portfólio.

Passo 4: Selecionar Arquivos Suportados

Se você escolheu continuar no passo 11, acima, o Sakai exibirá a tela Selecionar Arquivos Suportados, Passo 4 de 4:

Essa tela permite que você identifique qualquer arquivos adicional que é usado nesse modelo. Esses arquivos podem incluir arquivos .css (folhas de estilo) e imagem, áudio, vídeo, javascript, e outros arquivos que definem a aparência, navigação, gráficos, e outras características do modelo de portfólio.

Para selecionar esse material, siga esses passos:

  1. Na caixa Nome (usado em xpath), digite o nome para esse arquivo que é usado no arquivo .xsl que você escolheu no "Passo 2: Especificar o Layout". Se o modelo é baseado no passthrough.xsl, digite qualquer palavra como nome que você deseja com final .xsl para identificar esse arquivo. Uma entrada nessa caixa é obrigatória.
  2. À direita da caixa Escolher Arquivo, clique no link Selecionar Arquivo. (Uma entrada nessa caixa é obrigatória.) O Sakai exibirá a tela Selecionar Item.
  3. Selecione o arquivo que você precisa. Então, siga as instruções para selecionar um item. Depois que clicar em Concluir, o Sakai exibirá novamente a tela Selecionar Arquivos Suportados, Passo 4 a 4.
  4. Clique em Adicionar à Lista. O Sakai exibirá o nome do arquivo na parte inferior da tela.
  5. Para adicionar outro arquivo suportado para o modelo, repita os passos 1-4.
  6. Para editar um arquivo que você adicionou, clique no link Editar abaixo do nome e faça as alterações necessárias. Para mais informações, veja as instruções nos passos 1-4.
  7. Para deletar um item que você adicionou, clique no link Deletar abaixo do nome. O Sakai deleta o item imediatamente. Atenção: Tenha certeza do item que você deseja excluir antes de clicar em Excluir. O Sakai não exibe uma janela de verificação de exclusão antes de excluir o item.
  8. Escolha uma das seguintes opções:
    • Para salvar o trabalho que realizou até agora, clique em Concluir. O Sakai exibirá a página inicial de Modelos de Portfólio. Seu novo modelo é listado nessa tela. Você pode trabalhar no modelo a qualquer momento.
    • Para returnar a tela da Lista de Conteúdo, Passos 3 a 4, clique em Voltar.
    • Para sair sem salvar nenhuma das informações que você digitou nesse modelo, clique em Cancelar. O Sakai exibirá a página inicial de Modelos de Portfólio.

Passo 5: Ao Finalizar Usar passthrough.xsl

Se você baseou o seu modelo no passthrough.xsl, siga esses passos finais:

  1. Use a ferramenta Portfólios para criar um portfólio baseado nesse modelo.
  2. Exiba o portfólio.
  3. Exiba o arquivo XML que o sistema usará para gerar o arquivo HTML final clicando em qualquer lugar na exibição portfólio e selecionando Visualizar Página Fonte.
  4. Use qualquer programa que crie XSLT para criar um arquivo .xsl.
  5. Use a ferramenta Modelos de Portfolio, substitua o passthrough.xsl pelo arquivo .xsl que você criou.