Projetar uma Matriz

Muitas das orientações que se aplicam à criação de qualquer outro tipo de assistente também se aplicam à criação de uma matriz. Evite complexidade desnecessária! Você pode adicionar um número ilimitado instruções, formulários, feedback, avaliação e outros recursos para cada célula de uma matriz. Como resultado, é possível fazer uma matriz excessivamente complexa e difícil ou pesada de usar. Lembre-se: Você não precisa usar cada elemento e característica em cada oportunidade. Se algo parece ter pouco ou nenhum valor em qualquer ponto, deixá-o de fora.

Para criar uma matriz, siga estes passos:

  1. Analise a atividade ou processo que a matriz irá suportar.
  2. Identifique as linhas e colunas que você vai precisar.
  3. Identifique o conteúdo necessário (instruções, arquivos, formulários, etc) para cada célula da matriz e para a matriz como um todo.
  4. Desenhe um diagrama mostrando a organização dos componentes da matriz.

    Não omita este passo: Como as matrizes são bastante complexas e muitos aspectos delas não podem ser alteradas após a publicação, nós recomendamos que você faça um diagrama da matriz e do conteúdo de cada célula antes de criá-los na ferramenta Matrizes.
  5. Se você pretende anexar arquivos para fornecer informações aos usuários da matriz, crie esses arquivos e armazene-os em Repositório.
  6. Identifique os pontos em que o feedback formativo e somativo são necessários. Você pode permitir comentários sobre a matriz como um todo ou célula a célula. Antes de tomar decisões a este respeito, pense cuidadosamente sobre a carga dos revisores (aqueles que fornecem feedback formativo) e dos avaliadores (aqueles que fornecer feedback somativo). Além disso, mantenha em mente que, depois de uma célula ou uma matriz for submetida a avaliação, os participantes não pode mais alterá-lo.
  7. Identifique as pessoas a fornecer feedback formativo e sumativo. Certifique-se que eles têm permissões adequadas.
  8. Se você pretende usar formulários na matriz para fornecer estrutura para o trabalho do participante do site, solicite reflexão, revisão e avaliação do trabalho nas células, armazene os arquivos .xsd para esses formulários em Repositório.
  9. Na maioria dos casos, é de boa prática usar um único estilo ao longo de uma matriz. Se você planeja usar um estilo diferente do padrão, armazene no arquivo .css em Repositório e utilize a ferramenta Estilos para criar o estilo.