Completar uma Matriz

A matriz é uma tabela de colunas e linhas que contém uma coleção personalizada de instruções, formulários, arquivos e outros materiais. A finalidade destes materiais é guiá-lo através de atividades de aprendizagem. Essas atividades ocorrem frequentemente durante um longo período de tempo. Portanto, você talvez precise acessar muitas vezes a matriz, a fim de concluí-la.

Para concluir a parte de uma matriz (cada parte da tabela é chamada de "célula"), você acessá-la online, siga as instruções que você encontrar lá, informações do registro e anexar os materiais solicitados, refletir sobre suas atividades, e receber feedback.

Depois de coletar amostras de seu trabalho em uma matriz, Sakai permite criar um portfólio para mostrar-los. Para acessar uma matriz e trabalhar em uma ou mais das suas células, acesse a ferramenta Matrizes e siga estes passos:

  1. Se a página inicial de Matrizes não for exibida, clique no botão Reset.
  2. Clique no nome da matriz que deseja trabalhar. Sakai exibirá a matriz que tem nome escolhido. A matriz é mostrada no canto superior esquerdo da tabela. A interseção de cada coluna e linha forma uma célula. Dentro de cada célula são instruções para você seguir a fim de demonstrar um nível específico de competência em uma área particular.

    Como mostrado na legenda abaixo da tabela, cada célula é codificada por cor para indicar o seu estado.

    • Pronto: Esta célula está disponível para você trabalhar.
    • Pendente: Você submeteu seu trabalho nesta célula para avaliação.
    • Concluído: Você recebeu uma avaliação de seu trabalho nesta célula e não são obrigados a executar qualquer trabalho adicional.
    • Bloqueado: Esta célula ainda não está disponível para você trabalhar.
  3. Para entender o propósito de uma coluna ou linha específica, use o mouse para mover o cursor sobre ela. Sakai exibirá uma breve descrição. Para ver uma descrição mais detalhada, clique no título da coluna ou linha.
  4. Para trabalhar em uma célula, clique nela.
  5. Leia cuidadosamente a seção Orientação. Para exibir um anexo listado na tela, clique em seu nome. Sakai exibirá a janela Abrir Arquivo. Clique no botão abrir ou salvar em disco e clique em OK. Sakai exibirá o arquivo que você selecionou. Para voltar à tela principal desta célula, clique em Voltar.
  6. Dependendo da composição da célula e do progresso que você fez nela até à data, escolha qualquer ou todos os seguintes:
    • Preencher o formulário listado na tela. Para obter instruções sobre preenchimento destes formulários, consulte "Anexando o seu trabalho", abaixo.
    • Identificar os itens adicionais que você deseja sumbiter e anexá-los para a célula. Para obter instruções sobre como anexar trabalho a uma célula, consulte "Anexando o seu trabalho", abaixo.
    • Reflita sobre o seu trabalho. Para obter instruções, consulte "Refletindo sobre o seu trabalho", abaixo.
    • Reveja todo o feedback formativo que tem sido oferecido em relação ao seu trabalho. Para obter instruções, consulte "Visualizar Comentários do seu Trabalho", abaixo.
    • Revisar o seu trabalho. Para obter instruções, consulte "Rever o seu Trabalho", abaixo.
    • Excluir formulários ou trabalho que você anexou. Para obter instruções, consulte "Excluindo formulários e trabalho em anexo", abaixo.
    • SEnvie o seu trabalho para a avaliação. Para obter instruções, consulte "Submeter seu Trabalho para Avaliação," abaixo.
  7. Para retornar à matriz, a qualquer momento, clique no botão Voltar à Matriz. Sakai mostrará a matriz.

Anexando o seu trabalho

Você pode anexar amostras de seu trabalho na forma de arquivos, URLs, HTML e texto simples. Para fazer isso, siga estes passos:

  1. Se você não fez isso, faça o upload dos itens adequados ao Repositório. Recomendamos que você coloque esses itens em sua pasta em Meu Site no Repositório.
  2. Na seção Itens para esta célula da matriz, clique no botão Selecionar Itens Adicionais.
  3. Siga as instruções fornecidas. Quando tiver terminado, Sakai exibirá novamente a tela para essa célula. O item que você adicionou estará listado.
  4. Digite as informações básicas sobre o trabalho, escolhendo uma das seguintes opções:
  5. Para preencher um formulário fornecido para orientar o seu trabalho na célula (no exemplo acima, o formulário de Educação Geral 01), clique no link Adicionar Formulário abaixo do nome. Sakai exibirá o formulário.
  6. Preencha o formulário e clique em Adicionar. Sakai salvará as informações e exibirá a matriz de novo.
  7. Se você já preencheu uma versão deste formulário, ele é armazenado em Repositório. Para adicionar esta versão do formulário para a célula, clique no link Selecionar Formulário Existente abaixo do nome do formulário preenchido que você precisa. Quando Sakai exibir a página inicial do Repositório, selecione o formulário.
  8. Para adicionar itens adicionais, repita todos os passos.

Refletindo sobre seu trabalho

Para inserir suas reflexões sobre o seu trabalho, siga estes passos:

  1. Na seção Reflexão da tela, clique no link Completar Reflexão. Sakai exibirá um formulário.
  2. Preencha o formulário. Uma entrada na caixa de título é obrigatório. Na sua instituição, outros campos podem ser necessários outros também.
  3. Depois de completar todos os campos relevantes no formulário, clique em Adicionar. Sakai salva as informações e exibirá a tela célula de novo. O título que você digitou está listado na seção Itens.

Rever o seu trabalho

Antes de submeter seu trabalho em uma célula, você pode rever qualquer formulário que você concluiu. Para fazer isso, siga estes passos:

  1. Clique no link Revisar sob o nome do formulário que você deseja alterar. Sakai exibirá o formulário.
  2. Faça as alterações necessárias e clique em Atualizar. Sakai exibirá a tela para a célula de novo. Ou, para retornar para esta tela sem fazer as alterações, clique em Cancelar.

Excluindo formulários e trabalho em anexo

Sakai exibe um link Excluir sob o nome de cada formulário e item que você tenha anexado a uma célula. Para excluir qualquer um desses itens, simplesmente clique no link Excluir apropriado. Sakai exclui o item imediatamente.

Atenção: Sakai não exibe uma mensagem de confirmação antes de excluir o item que você selecionou para remoção. Portanto, você deve selecionar cuidadosamente um item para excluir.

Submeter seu trabalho para avaliação

Quando você tiver concluído o seu trabalho em uma célula, submete o para avaliação.

Atenção: Depois de enviar seu trabalho para avaliação, você não pode acessá-lo novamente para fazer alterações. Portanto, você deve ter certeza de que todas as entradas estão em seu formulário final e estão prontos para análise antes de enviar o seu trabalho em uma célula.

Para fazer isso, siga estes passos:

  1. Clique no botão de confirmação para Enviar a Avaliação na seção Reflexão. Sakai exibirá uma tela solicitando que você confirme a submissão do trabalho para a avaliação:
  2. Para submeter a célula agora, clique em Enviar. Ou, para cancelar o processo de submissão e voltar para a tela para essa célula, clique em Cancelar. Se você clicou em Enviar, Sakai submete seu trabalho para avaliação e exibirá a tela para a célula, juntamente com esta mensagem: "Status é pendente e não pode ser alterado".
  3. Retornar para a matriz, clicando Voltar a Matriz.
  4. Observe que a cor desta célula foi alterada. Consulte a legenda abaixo da matriz para identificar o estado da célula.

As células que foram submetidas para avaliação, aparecem na cor para "pendente".

Depois de uma célula ser avaliada, ela retorna para a cor "pronta" ou altera na cor "concluída". As células que retornam para a cor "pronta" exigem que você execute o trabalho adicional e reenvie. As células que são "concluídas" não estão disponíveis para trabalho adicional.

Visualizando feedback sobre o seu trabalho

Um ou mais membros do site podem ser designados para rever células da matriz e fornecer feedback sobre o trabalho realizado pelos participantes do site. Estes comentadores podem preencher um formulário de feedback para qualquer célula que ainda não foi submetida. Se o feedback for oferecido por uma das células de sua matriz, você vai notar um formulário concluído listado na célula. Para ler o feedback que você recebeu, siga estes passos:

  1. Na seção Comentários, clique no título de um item na lista. Em uma nova janela, Sakai exibirá feedback.
  2. Depois de ler o feedback, feche a janela.