Completar um Assistente

Um assistente é uma coleção personalizada de instruções, formulários, arquivos e outros materiais que o guiam através de uma atividade. Você completa o assistente enquanto você executa as várias tarefas ou etapas que compõem a atividade.

Para completar um assistente, você acessa online, siga as instruções, informações cadastrais e anexa os materiais solicitados, reflete sobre suas atividades, e recebe feedback. Desde que assistentes muitas vezes o guiam através de atividades que ocorrem durante um longo período de tempo, pode ser necessário acessar um assistente várias vezes a fim de concluí-lo.

Para acessar um assistente e concluí-lo, acesse a ferramenta Assistentes e siga estes passos:

  1. Se a página inicial de Assistentes não for exibida, clique no botão Reset.
  2. Clique no nome do assistente que você deseja trabalhar. O Sakai exibe a tela de introdução para o assistente que você escolheu.
    • A parte superior da tela mostra o nome do assistente. Nesta seção, você também pode ver uma explicação do propósito do assistente, fornece instruções para concluir o assistente e exemplos úteis do assistente em sua forma completa.
    • A seção intermediária contém os vários itens que você irá trabalhar para concluir o assistente. Todos os itens que você pode acessar são mostrados em azul.
    • A seção inferior fornece uma oportunidade para você refletir sobre essa atividade e sua experiência.
  3. Para acessar páginas da web relacionadas ou arquivos anexados mostrados nesta tela e em outras partes do assistente, clique na URLs apropriada ou no nome dos arquivos.
  4. Seguindo as instruções fornecidas na tela, acesse os itens no assistente clicando em seus nomes. Cada vez que você clica em um nome, Sakai apresenta uma tela que contém as informações e formulários que você precisa.
  5. Para usar um formulário, escolha uma destas opções:
    • Para preencher o formulário e anexá-lo, clique no link Adicionar formulário abaixo do nome do formulário. Sakai exibe o formulário que você selecionou. Preencha o formulário, incluindo o campo de Título (obrigatório, sua entrada fornece um nome de exibição para o seu trabalho neste formulário), e clique em Adicionar. Sakai salva as informações e exibe o assistente novamente. Ele também armazena o formulário preenchido (pelo título que você deu) em Repositório em Meu Site.
    • Se você já preencheu o formulário e armazenou em Repositório, clique no link Selecionar Formulário Existente. Quando o Sakai exibir a página inicial de Repositório, selecione o formulário.
  6. Quando tiver concluído uma página que chama para submissão ou tiver concluído o assistente inteiro, submeta a página ou assistente para avaliação. Para fazer isso, clique no botão Enviar para Avaliação. O Sakai exibirá uma tela solicitando que você confirme a submissão do assistente completo para avaliação. Atenção: Depois de enviar o assistente para a avaliação, você não pode acessá-lo novamente para fazer alterações. Portanto, você deve ter certeza de que todas as suas entradas estão em seu formulário final e está pronto para revisão e comentários antes de enviar o assistente.
  7. Para submeter agora o assistente, clique em Submeter. Ou, para cancelar o processo de submissão, clique em Cancelar.
  8. Para retornar à página inicial de Assistentes em qualquer ponto, clique no botão Retornar a Assistentes.